Construir ou reformar é sempre uma preocupação para o bolso. Afinal, muitos são os casos em que os gastos finais de uma obra extrapolam o planejamento financeiro feito inicialmente.
Mas, o que maioria das pessoas não sabe é que um dos grandes vilões de uma obra é o desperdício.
Por isso, elencamos aqui algumas dicas para você evitar o desperdício em sua obra:
Materiais como tijolos, cimentos, telhas, argamassa, entre outros, não podem ficar expostos ao tempo – sol, chuva, umidade; pois eles podem se danificar.
É muito importante acondicionar os materiais nos locais e na forma mais adequada, como nos exemplos abaixo:
Um bom planejamento é fundamental para evitar desperdícios. Ele ajudará a saber o que comprar, como comprar, onde comprar e quando comprar.
Com o planejamento você evitará de comprar materiais em grande quantidade, que poderão perder prazos de validade, estragar ou não ter necessidade de uso.
Por outro lado, sem o planejamento também há o risco de comprar materiais em quantidade insuficiente.
Como consequência, isso poderá atrasar a obra ou você terá que recorrer à compras de urgência, sem ter a possibilidade de pesquisar preços e produtos, e corre o risco de comprar materiais extremamente caros e/ou de baixa qualidade.
Se você conta com profissionais qualificados na gestão de sua obra, sabe que todo o processo – da compra ao uso do material; será feito com planejamento, pesquisa e acompanhamento.
Isso dará a garantia de que estão sendo comprados os materiais corretos, com a qualidade especificada no projeto, e que, para isso, foi realizada uma pesquisa junto aos fornecedores, para buscar o preço mais viável.
Sem falar da gestão de uso: os materiais serão comprados de acordo com a necessidade de utilização de cada etapa da obra e, o melhor, haverá um controle de toda a equipe – o que e como está sendo armazenado e usados.
E vale lembrar que empresas de engenharia, construções e reformas, como MUD, ainda oferecem a opção para você acompanhar online cada etapa de sua obra.
Assim, serão evitados retrabalhos, atrasos, uso inadequado de materiais, compras desnecessárias, desperdícios e prejuízos.